Total de visualizações de página

domingo, 16 de outubro de 2011

INTROSPECCIONISMO

 O introspeccionismo, de um lado, busca uma vivência interior, procura ter acesso à interioridade do indiviíduo, em contraposição à vivência exterior, fazendo desta forma o psiquismo existir de maneira diferente do orgânico. A fenomenologia, por outro lado, apresenta a estrutura da consciência enquanto intencionalidade, a consciência é "consciência de...". Não há dicotomia possível entre o eu e  o mundo. O mundo não é algo exterior, mas é afirmado como "meio". O eu não é interioridade, mas é afirmado como "existente" no mundo (Lyotard, 1967, p. 58). "Não existe o homem interior, o homem é no mundo", e, a verdade, portanto, não se encontra num suposto homem interior, mas "é no mundo que ele se conhece" (Merleau-Ponty, 1954; citado em Lyotard, 1967, p. 58).





 Para o introspeccionismo a vivência da consciência constitui por si mesmo um saber da consciência. Estou assustado, sei o que é o medo. A vivência se dá imediatamente com seu sentido. Há uma transparência. Para a fenomenologia, ao acontrário, o método de abordagem exige uma reflexão: uma retomada descritiva da própria vivência para a consciência atual. Assim, por exemplo, estou assustado, sei que tenho medo, não sei ainda o que é o medo. Este método de reflexão, esta retomada necessária da vivência permite ao fenomenólogo superar a barreira intransponível para o introspeccionista da vivência individual, que não pode ser reproduzida.


Wilhelm Wundt (1832 – 1920), Psicólogo e Filósofo alemão, líder da Escola Estruturalista, nascido em Neckarau é considerado o pai da psicologia moderna.
O método fundamental usado por Wundt em suas pesquisas psicológicas foi a Introspecção, na qual utilizava sujeitos treinados, que, seguiam normas estritas e obedeciam certas regras:
  • O observador deve ser capaz de determinar quando o processo pode ser introduzido; 
  • Ele deve estar num estado de prontidão ou de atenção concentrada;
  • Deve ser possível repetir a observação varias vezes;
  • As condições experimentais devem ser passíveis de variação em termos da manipulação controlada dos estímulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário