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domingo, 20 de novembro de 2011

- PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO NO SISTEMA NERVOSO -



   De acordo com Robert Sternberg, autor do livro PSICOLOGIA COGNITIVA. O cérebro pode ser dividido em 3 regiões principais: o Prosencéfalo, Mesencéfalo e o Rombencéfalo.



  O Prosencéfalo inclui o Córtex Cerebral, os Gânglios Basais, o Sistema Límbico, o Tálamo e o Hipotálamo.
O Sistema Límbico é composto de três estruturas cerebrais interconectadas: a Amígdala, o Septo e o Hipocampo.
  

  O Mesencéfalo ajuda a controlar o movimento e a coordenação dos olhos. O Sistema de Ativação Reticular  é importante no controle da consciência, atenção, função cardiorrespiratória e movimento.


  
O Rombencéfalo é formado pelo Bulbo, pela Ponte e pelo Cerebelo.



- Lobos dos Hemisférios Cerebrais -

Quatro lobros dividem o hemisfério cerebral em quatro partes. Chamados respectiamente: o Frontal , o Pariental, o Temporal e o Occipital.

  Por fim,  ele fala dos Trantornos Cerebrais: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Tumores Cerebraia, Traumatismo Crâniano-encefállico (TCE)


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

   Gardner identificou as inteligências lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios.  Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora algumas ocupações exemplifiquem uma inteligência, na maioria dos casos as ocupações ilustram bem a necessidade de uma combinação de inteligências. 


domingo, 6 de novembro de 2011

Inteligência Espacial

Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.Pessoas com este perfil de inteligência, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criação em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

Inteligência intrapessoal

               A característica principal deste tipo de inteligência é a facilidade de quem a possui em compreender e identificar as suas próprias emoções e em lidar com elas de forma adequada às várias situações e aos seus objetivos pessoais. Implica a necessidade de refletir e de auto-avaliar. As pessoas conhecem os seus pontos fracos e os fortes e conseguem definir objetivos e desafios adequados, não alimentando expectativas irrealistas. Vêem o sucesso como resultado do seu esforço, do seu trabalho consciente e planificado e da sua persistência. Estudantes caracterizados por este tipo de inteligência responsabilizam-se pela sua própria aprendizagem, auto-regulando o seu estudo. Gostam de estudar sozinhos.

              A inteligência intrapessoal é essencial para o exercício de diversas profissões. Os investigadores, os psicólogos, os filósofos, os autores e os atletas de alta competição são alguns dos profissionais que precisam  tê-la bem desenvolvida. Contudo as competências que a caracterizam são também indispensáveis para se conseguir definir um percurso de vida que tenha em conta, por um lado, as características pessoais e, por outro, os objetivos a atingir, contornando mais facilmente as dificuldades e rentabilizando mais eficazmente as potencialidades.

Como podem os educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento desta inteligência?

- Ajudando-os a estabelecer metas pessoais para o seu estudo, de acordo com os seus objetivos, as suas dificuldades e o seu ritmo.

- Levando-os a praticar uma auto-avaliação da sua aprendizagem após cada sessão de estudo.

- Proporcionando diferentes estratégias de aprendizagem e promovendo uma auto-avaliação da sua utilização, para que cada aluno se torne mais consciente do seu estilo de aprendizagem.

Chapman, C. (1993). If the shoe fits... How to develop multiple intelligences in the classroom. Palatine, Illinois: IRI/Skylight, Inc.
Gardner, H. (1993). Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences.London: fontana Press.
Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar - Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.

Inteligencia Interpessoal

            A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos , humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas . acredita-se que em crianças se apresenta para fazer distinção entre pessoas e posteriormente se apresenta como percepção das atitudes e das intenções destas.

         A competência básica fundamental deste tipo de inteligência é o talento para compreender os outros, pelo que as pessoas com esta inteligência desenvolvida têm grande facilidade em estabelecer empatia. Relacionam-se, interagem e trabalham bem com outros indivíduos, tendo facilidade em os motivar a persistir na busca dos objetivos comuns. Conseguem compreender e interpretar os sentimentos, as motivações e as intenções dos outros. Interagem de forma eficaz, mobilizando competências variadas, particularmente no âmbito da comunicação verbal e não verbal. São também eficazes na gestão de conflitos. Gostam de conviver e fazem amigos facilmente. Têm mais proveito quando estudam em grupo, podendo aí trocar ideias com outros colegas e dar e receber apoio mútuo.

    Como podem os educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento desta inteligência?

- Propondo e ajudando a organizar tutoria de pares, ou seja, uma situação em que um aluno melhor numa determinada área ou matéria ajuda outro com mais dificuldades.

- Propondo e ajudando a organizar pequenos grupos para estudo ou realização de trabalhos fora das aulas.

- Promovendo a troca de correspondência entre escolas, seja por via postal ou por correio eletrônico.


Bibliografia:
http://www.brasilescola.com/psicologia/inteligencia-interpessoal.htm
Chapman, C. (1993). If the shoe fits... How to develop multiple intelligences in the classroom. Palatine, Illinois: IRI/Skylight, Inc.
Gardner, H. (1993). Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences.London: fontana Press.
Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar - Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.

domingo, 30 de outubro de 2011

Kurt Lewin

 
Psicólogo alemão, nasceu em 9 de setembro de 1890 em Mogilno, Alemanha, na época, morreu em Newtonville, Massachusetts, Estados Unidos, em 12 de fevereiro de 1947.

A teoria do campo psicológico, formulada por Lewin, afirma que as variações individuais do comportamento humano com relação à norma são condicionadas pela tensão entre as percepções que o indivíduo tem de si mesmo e pelo ambiente psicológico em que se insere, o espaço vital, onde abriu novos caminhos para o estudo dos grupos humanos. Dedicou-se às áreas de processos sociais, motivação e personalidade, aplicou os princípios da psicologia da Gestalt. Lewin desenvolveu a pesquisa-ação (Action-Research), tentando com ela dar conta de dois problemas levantados pela sociedade em sua época: os problemas sociais e a necessidade de pesquisa. Fez isso, pois nem sempre a pesquisa social pode ser levada para os laboratorios.




                                                                (Action-Research)


Não podemos deixar de falar da teoria de três etapas (descongelamento, movimento e recongelamento) de Lewin que revolucionou a ideia de mudança em organizações.

 O comportamento deriva da coexistência dos fatos; depende do campo atual ao invés do passado ou do futuro.
O campo psicológico ou espaço vital (lifespace, em inglês), dentro dos quais as pessoas agem precisa ser levado em conta a fim de entender o comportamento.
O comportamento é função do campo que existe no momento em que o comportamento ocorre e é representado pela seguinte fórmula:
C = f (P,A)
A fórmula significa que o comportamento de alguém está relacionado as características pessoais da pessoa e à situação social na qual se encontra.

Max Wertheimer

  Max Wertheimer foi um psicologo checo , um dos fundadores da Teoria da Gestalt juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Nascido numa família judaica germanófona, durante sua juventude pensava em seguir carreira como músico; estudou violino, composição de música de câmara e sinfônica. Em 1900, começou estudar na Universidade de Praga. Um ano após, mudou de curso, passando a estudar psicologia na Universidade de Berlin, sob a tutela de Carl Stumpf. Em 1904, recebou seu doutorado na Universidade de Würzburg. Esta tese trata de um detector de mentiras empregando o método de associação de palavras.
  Em 1910 interessou-se pela percepção do movimento. Com a ajuda de um estroboscopio descobre que, iluminando duas linhas por um breve período de tempo, tem-se a sensação de ver só uma. A este fenômeno chamou de fenômeno phi. Em 1933 imigrou para os Estados Unidos para fugir da perseguição Nazi. Trabalhou como professor em Nova York, onde passou os últimos anos de vida. Sua obra só foi descoberta postumamente, em 1945. Wertheimer foi um critico do sistema educacional de sua época, baseado na lógica tradicional e na associação de ideias. Para ele, a verdade consiste em determinar a estrutura total de experiência e não em captá-la por sensações e percepções singulares associadas.