A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos , humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas . acredita-se que em crianças se apresenta para fazer distinção entre pessoas e posteriormente se apresenta como percepção das atitudes e das intenções destas.
A competência básica fundamental deste tipo de inteligência é o talento para compreender os outros, pelo que as pessoas com esta inteligência desenvolvida têm grande facilidade em estabelecer empatia. Relacionam-se, interagem e trabalham bem com outros indivíduos, tendo facilidade em os motivar a persistir na busca dos objetivos comuns. Conseguem compreender e interpretar os sentimentos, as motivações e as intenções dos outros. Interagem de forma eficaz, mobilizando competências variadas, particularmente no âmbito da comunicação verbal e não verbal. São também eficazes na gestão de conflitos. Gostam de conviver e fazem amigos facilmente. Têm mais proveito quando estudam em grupo, podendo aí trocar ideias com outros colegas e dar e receber apoio mútuo.
Como podem os educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento desta inteligência?
- Propondo e ajudando a organizar tutoria de pares, ou seja, uma situação em que um aluno melhor numa determinada área ou matéria ajuda outro com mais dificuldades.
- Propondo e ajudando a organizar pequenos grupos para estudo ou realização de trabalhos fora das aulas.
- Promovendo a troca de correspondência entre escolas, seja por via postal ou por correio eletrônico.
Bibliografia:
http://www.brasilescola.com/psicologia/inteligencia-interpessoal.htm
Chapman, C. (1993). If the shoe fits... How to develop multiple intelligences in the classroom. Palatine, Illinois: IRI/Skylight, Inc.
Gardner, H. (1993). Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences.London: fontana Press. Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar - Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.
Gardner, H. (1993). Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences.London: fontana Press. Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar - Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.
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