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domingo, 27 de novembro de 2011

A aprendizagem construtiva

  Trata-se de um processo em que o que aprendemos é o produto da informação nova interpretada à luz do que já sabemos. Não se trata de reproduzir informação, mas de assimilá-la ou integrá-la em nossos conhecimentos anteriores. É uma aprendizagem distinta, construtiva, que baseia-se em compreender o significado do material e não só em tentar "copiá-lo" literalmente com mais ou menos sorte. O compreender  é traduzir algo para as próprias ideias ou palavras. Aprender significados é mudar ideias como consequência de interação com nova informação.

Exigências da aprendizagem construtivista

  •  O material de aprendizagem tem que ter uma organização conceitual interna, que não constitua uma lista de elementos justa postos e sim uma conexão lógica ou conceitual com os outros elementos.
  • O material de aprendizagem tem que ter uma estrutura conceitual explícita, convém que a terminologia e o vocabulário não sejam excessivamente novos nem difíceis para o aluno.
  • É preciso dosar o surgimento de termos tão obscuros como contingência, conexionismo ou interferência pró-ativa e, se for necessário incluí-los, explicar e ilustrar seu significado de um modo compreensível para o leitor, quer dizer, conectando-o com seus conhecimentos prévios.

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