Outro processo de aprendizagem associativa é a automatização. À medida que se condensam e se recuperam juntas certas representações, numa só peça, vão sendo executadas com um consumo cada vez menor de recursos atencionais. Com a prática repetida, certas aprendizagens se consolidam, na memória de trabalho, até o ponto de passarem de atividades controladas a rotinas automatizadas, sem controle consciente.
Em psicologia cognitiva, diz-se que há tarefas( ler este livro, consertar a lavadora, avaliar o alcance dos objetos didáticos propostos) que consomem muitos recursos cognitivos. A partir de Shiffrin e Schneider(1977) afirma-se que essas tarefas requerem processos controlados.
Processos Controlados: Processos Automáticos:
-consomem atenção; - mal consomem atenção;
- não são rotinas aprendidas; - são adquiridos por aprendizagem;
-requer esforço consciente. - não exigem esforço consciente.
(Processos controlados)
( processos automáticos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário